Kunsthalle Lissabon

Biblioteca

A sala de leitura da Kunsthalle Lissabon representa um esforço no sentido de documentar e preservar para o futuro (numa compreensão sincera e aprofundada pela necessidade de uma historiografia sistemática da prática curatorial em Portugal) a actividade da Kunsthalle Lissabon e dos artistas que a ela ficaram associados, seja pela realização de exposições individuais, ou por outro tipo de colaboração menos específica.

Nesse sentido, a sala de leitura recolhe, arquiva e disponibiliza para consulta in situ todo o material publicado relativamente à actividade da Kunsthalle Lissabon, todo o material publicado pela própria Kunsthalle Lissabon e todas as publicações referentes aos artistas que colaboraram com a Kunsthalle Lissabon.

A sala de leitura interessa-se também pela actividade editorial como um campo expandido da prática artística e curatorial e, nesse sentido, recolhe e arquiva publicações periódicas de carácter essencialmente experimental, discursivo ou teórico. Para além deste foco pela actividade editorial em contexto artístico, a sala de leitura/centro de documentação recolhe e arquiva também um conjunto de publicações periódicas internacionais de referência. Finalmente, as publicações referentes às grandes exposições de carácter institucional (bienais, trienais, etc), constituindo-se estas como potenciais modelos alternativos de acção institucional, constituem também um dos focos da sala de leitura.