Kunsthalle Lissabon

André Guedes: Ensaios para uma Antológica

Ensaios para uma Antológica é um volume monográfico que dá conta de quinze anos (de 1999 a 2014) da prática artística de André Guedes.

Os quatro ensaios para antológicas que este livro apresenta foram organizados por quatro autores com percursos e interesses muito distintos e com relações também muito distintas com o ensaio enquanto formato e enquanto ferramenta. São propostas que vão desde a antológica como diálogo proposta por João Mourão e Luís Silva com André Guedes, que recusa o papel do artista enquanto simples objeto de estudo, recuperando-o como sujeito, desempenhando um papel ativo na tarefa de pensar o seu próprio trabalho, à antológica como texto performativo proposta por Pedro Neves Marques, que alinhava uma narrativa histórico-política contemporânea a partir do trabalho do artista, passando pela antológica visual de Liliana Coutinho, centrada nas possibilidades éticas e estéticas do fazer comunidade não apenas como temática mas também, e talvez sobretudo, como modus operandi, ou finalmente pela exposição-ensaio de Chris Sharp que propõe uma leitura da obra de Guedes assente numa ideia de proximidade afetiva que o encontro entre indivíduos, estranhos ou não, potencia. Estas antológicas configuram assim visões muito distintas de um dos corpos de trabalho mais relevantes que têm vindo a ser desenvolvidos recentemente em Portugal.

Ensaios para uma Antológica foi apoiado pelo Governo de Portugal/Secretaria de Estado da Cultura - Direção Geral das Artes (DGArtes) e pela Coleção António Cachola.

Ensaios para uma Antológica | Sketches for an Anthology

André Guedes
Co-publicado pela Kunsthalle Lissabon e CURA.BOOKS
Editado por João Mourão e Luís Silva
Ensaios de André Guedes, Chris Sharp, João Mourão, Liliana Coutinho, Luís Silva and Pedro Neves
Design de Pedro Nora / noradesign.net
260 páginas
Pt/Eng
300 exemplares
ISBN: 978-989-98213-4-7

€ 25,00 + custos de embalagem e envio

Encomendas e informações adicionais info@kunsthalle-lissabon.org ou +351 912045650.