Kunsthalle Lissabon

Joana Escoval e Hetamoé: AUTUMN. The Wind in the Tree. The Wind in the Water.

Quatro livros de banda desenhada serão publicados nos próximos anos, cada um dedicado a uma estação e cada um apresentando um conto surrealista baseado nos sonhos de Joana Escoval. "Outono / O Vento na Árvore, O Vento na Água" é a primeira das quatro estações do ano, e nela Joana Escoval convidou Hetamoé para colaborar num formato específico de mangá.

Um trabalho de “mangá global”, apresentado na direção de leitura japonesa (direita para a esquerda), este livro foi desenhado digitalmente usando programas populares nas fandoms de animé, como o Comipo! e o PaintTool SAI. O som, através das onamatopeias em hiragana (o único texto nesta BD “muda”), tem um papel particularmente importante no desenrolar da história.

Baseado num sonho da Joana sobre raparigas caminhando pela floresta, Autumn retrata a viagem da Heroína e das suas mutações, à medida que segue uma Matriarca e o seu exército feminino entre as árvores e o vento, penhascos e lagoas. Os vestidos vermelho-vivo, as folhas que caem, os cogumelos e a luz refletida na superfície da água e nos olhos das raparigas tudo envolvem em tons outonais fogosos, contrastando com os ocasionais silêncios e espaços em branco. Ao longo da história, reina a ambiguidade. Serão estas raparigas humanas ou engrenagens num organismo maior, como um fungo? Serão os seus vestidos anacrónicos à la Marie-Antoinette uma peça de vestuário, ou a sua própria pele? O que é o estranho apêndice em forma de cobra no peito da Matriarca? E a mancha preta no da Heroína?

Como qualquer sonho, Autumn apresenta um enigma a ser decifrado, revelando silenciosamente os seus segredos quando o inspecionamos a fundo. Ainda assim, as respostas podem escapar-se, levadas como uma folha nas correntes de água.

--

Título - AUTUMN. The Wind in the Tree. The Wind in the Water.

Autores - História de Joana Escoval, desenhado por Hetamoé

Design - Typeset in Tsukushi A + B Round Gothic by ATLAS Projectos.

Impressão - Grafica Maiadouro, Porto

Publicado por Kunsthalle Lissabon com o apoio da Galeria Vera Cortês.

Tiragem - 400

10 € + custos de envio

ISBN 978-989-98213-6-1 N. DL. 460908/19

A Kunstalle Lissabon é apoiada pela República Portuguesa / DGArtes, FfAI, Coleção Maria e Armando Cabral.

Encomendas e informações adicionais info@kunsthalle-lissabon.org ou +351 912045650.