Kunsthalle Lissabon

Sobre

A Kunsthalle Lissabon abriu portas ao público em julho de 2009, com o desejo de refletir sobre o que é efetivamente uma instituição e que modelos institucionais conseguimos imaginar e produzir coletivamente. Desejou também inscrever-se no mundo, fazendo parte dele e sendo um agente ativo na reflexão e diálogo sobre muitas das práticas artísticas e curatoriais que foram dando forma a como vemos e pensamos sobre arte contemporânea e o seu papel no mundo em que vivemos. Muito mudou desde então, como não poderia deixar de ser. A Kunsthalle Lissabon de 2009 e a de 2024 terão, para além dos seus pilares fundadores e do seu empenho no desenvolvimento de uma prática crítica e auto-reflexiva, muito pouco em comum, e ainda bem que assim o é. As temáticas que nos interessam mudaram. As geografias a que fomos prestando atenção alteraram-se. O lugar que ocupamos e os objetivos a que nos propomos ajustaram-se ao contexto em que operamos.

A Kunsthalle Lissabon é uma instituição dedicada à arte contemporânea a entrar na sua adolescência e, como tal queremos festejar! 2024 será o ano da celebração do nosso 15º aniversário. 
O programa de exposições individuais será posto em pausa, regressando em 2025, e em seu lugar apresentaremos um conjunto de 3 exposições coletivas que recorrerão a todos os projetos que apresentámos ao longo dos anos como um léxico a partir do qual se podem criar linhas narrativas, formais, concetuais, políticas. Será um programa onde entraremos num modo retrospetivo, como forma de traçar possíveis avenidas para o futuro. Olhar para trás para seguir em frente com confiança. As curadoras convidadas serão Alberta Romano, que tem colaborado com a Kunsthalle Lissabon nos últimos anos, e que conhece os cantos à casa, e ao programa, como ninguém, Yina Jiménez Suriel, uma curadora dominicana que lançará um olhar minucioso, até mesmo cirúrgico, sobre uma parte específica do nosso programa, e Filipa Ramos, uma companheira de estrada e uma parceira de diálogos infinitos sobre que arte nos interessa mostrar, em que condições e para quem. Publicaremos também uma monografia ambiciosa, editada por João Mourão e Luís Silva, fundadores da Kunsthalle Lissabon, que documentará de forma extensa as mais de 60 exposições individuais que foram apresentadas nestes 15 anos. O ano parece promissor!

Um dos elementos distintivos da Kunsthalle Lissabon foi a sua mudança constante de imagem. Todos os anos fomos mudando o nosso logótipo e a forma como nos apresentávamos visualmente. Sempre quisemos sinalizar uma certa instabilidade e fluidez institucionais e a forma como comunicamos e nos apresentamos publicamente pareceu uma boa forma para tornar isso explícito. Agora, para o nosso aniversário, vamos rever algumas dessas versões da nossa imagem. Cada uma das curadoras, bem como os editores da monografia, escolheram para o seu projeto uma das imagens que definiu a Kunsthalle Lissabon no passado. O ano irá assim ver reaparecer alguns dos logótipos que marcaram a nossa existência, desestabilizando ainda mais a noção do que é a comunicação de uma imagem institucional e chamando a atenção para o trabalho único de design gráfico e de comunicação que foi desenvolvido ao longo dos anos.

A festa está quase a começar! Ela chegou à adolescência!
Que o bolo de aniversário, as prendas e a playlist icónica não faltem!

Staff

Luís Silva, Diretor
l.silva@kunsthalle-lissabon.org

Alberta Romano, Curadora
a.romano@kunsthalle-lissabon.org 

Irati Legarreta, Assistente de Curadoria
i.legarreta@kunsthalle-lissabon.org

Pedro Canoilas, Produção e Instalação

Maria João Petrucci, Serviço Educativo
mj.petrucci@kunsthalle-lissabon.org

Visitar


Address

R. José Sobral Cid 9E
1900-289 Lisboa – Portugal


By transports

Autocarros:
210, 706, 718, 728, 759, 742, 794
Metro:
Santa Apolónia


Schedule

Quinta-feira a Sábado das 15h às 19h.
E por marcação.


Contactos

+351 912045650
info@kunsthalle-lissabon.org


Subscribe our newsletter